Carregando...
JusBrasil - Política
24 de abril de 2014

UEA é a sexta maior universidade pública do país, revela MEC

Publicado por Governo do Estado do Amazonas (extraído pelo JusBrasil) - 5 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

O Ministério da Educação divulgou um relatório que coloca a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) como a sexta maior instituição pública do país em número de matrículas. No ranking geral do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Nacional (INEP) referente ao ano de 2007, a UEA é a 19ª entre as 30 maiores, com 23.813 alunos matriculados.

Os dados foram coletados entre 25 de fevereiro a 18 de junho e 04 de agosto a 05 de setembro de 2008. De acordo com o relatório, foram cadastradas mais de duas mil instituições de ensino superior em todo o país.

Segundo o documento do MEC, o número de matrículas em instituições de ensino superior de todo o Brasil, no ano de 2007, foi 4,4% maior em relação a 2006, com um total de 4.880.381 alunos matriculados na Educação Superior. O maior percentual de aumento foi observado nas regiões Norte (8,4) e Nordeste (7,2).

Em relação à evolução do número de vagas, o Amazonas ocupa o primeiro lugar do ranking entre as instituições de ensino superior da Região Norte, totalizando 46.742 vagas ofertadas, seguido do Estado do Pará, com 39.013, e Rondônia, com 19.319 vagas. No que diz respeito ao número de ingressos por região e Estado, o Amazonas também ocupa o primeiro lugar no ranking da Região Norte, com um número de 30.241 ingressos, seguido do Estado do Pará, com 24.823.

Consolidação

A reitora da UEA, Marilene Corrêa, avalia a criação de programas estruturantes como o Proformar, que graduou, em duas etapas, mais de 16 mil professores da rede pública, e o Programa de Interiorização do Ensino de Graduação, como responsáveis pela consolidação desses números. Em 2007, a UEA ofertou um total 3.820 vagas no concurso vestibular.

São índices que vão além do valor numérico, pois consolidam a UEA como uma política pública vitoriosa, de inserção social, de interiorização do conhecimento e de fortalecimento dos sistemas produtivos do Estado, avalia.

O Programa, cujas vagas foram ofertadas no vestibular de 2007, está inserido num contexto que envolveu a criação de oito novos cursos: Pedagogia (Manaus, Parintins e Tabatinga), Tecnólogo em Agroecologia (Parintins), Tecnólogo em Produção Pesqueira (Manacapuru), Licenciatura em Geografia (Manaus), Licenciatura em Letras (Itacoatiara), Licenciatura em História (Manacapuru) e Educação Física (16 municípios do interior). E, ainda, o curso de Turismo, em Presidente Figueiredo.

O estudo realizado pelo MEC concluiu, ainda, que as regiões Norte e Nordeste também obtiveram aumento considerável em relação ao número de concluintes. Só a UEA fechou o ano de 2007 com 1.530 alunos graduados, sendo 25 de sua primeira turma de Medicina, completando o ciclo de formaturas de todos os seus cursos de graduação. Até o final de 2008, esse número ultrapassou os 19 mil alunos graduados, sendo mais de 15 mil no interior do Estado.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://gov-am.jusbrasil.com.br/politica/2057651/uea-e-a-sexta-maior-universidade-publica-do-pais-revela-mec